Formação para cabeleireiro profissional: como escolher?
1022
post-template-default,single,single-post,postid-1022,single-format-standard,bridge-core-2.6.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-23.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.5.0,vc_responsive
Cabeleireiro Profissional

Cabeleireiro profissional, está pronto para a aprendizagem contínua?

Os homens têm estado mais vaidosos, e isto não é novidade nenhuma. Mas o que muitos profissionais do setor da beleza não pensam é na necessidade de estar sempre atualizado para atender a este mercado em crescimento. Por isso, o cabeleireiro profissional precisa de se especializar nas técnicas e nas tendências mais recentes para oferecer um serviço de qualidade premium aos seus clientes. 

As formações em técnicas específicas são também uma maneira de ampliar os serviços oferecidos, o que significa a possibilidade de atrair e fidelizar mais clientes para o seu salão. Assim, no artigo de hoje, vamos falar sobre a importância da formação contínua e dar dicas de áreas que estão a bombar. Nos próximos tópicos, iremos abordar: 

  • Por que fazer novas formações de especialização? 
  • Como escolher uma boa formação para cabeleireiro profissional? 
  • Quais formações posso fazer para atender os homens no meu salão? 
  • Se estou a começar, quais são os itens indispensáveis? 

Sente-se pronto para dar um salto na sua carreira? Então continue a leitura até à última linha! 

Por que fazer novas formações de especialização? 

O mercado já não é mais como era antigamente, principalmente quando estamos a falar da relação dos homens com o setor da beleza. Nas décadas passadas, o cabeleireiro profissional precisava de saber somente as técnicas básicas de cortes para homem e já tinha gente à espera a todas as horas para cortar o cabelo. 

Mas, atualmente, os homens já descobriram que podem ousar mais e expressar a sua identidade também por meio da sua aparência — o que inclui o estilo do cabelo. Assim, diferentes tipos de cortes, com técnicas variadas, e até tratamentos como coloração começaram a ser mais solicitados nos salões. 

A tendência é que este movimento continue. Todos os dias, estão a surgir técnicas e produtos novos, e o cabeleireiro profissional tem de estar a par destas novidades. Quando a aprendizagem torna-se uma parte integrante da carreira do profissional da beleza, não importa quais serão as tendências trazidas pelo futuro, o profissional sempre estará preparado para enfrentar o desafio.    

Como escolher uma boa formação para cabeleireiro profissional? 

Para escolher a formação certa para si, precisará considerar alguns pontos estratégicos. O primeiro destes é a necessidade do mercado. Neste caso, já temos a indicação de que os homens estão à procura de serviços mais qualificados no setor da beleza, portanto, esta é uma boa indicação da direção a seguir. 

Outro ponto a ter em consideração são as suas habilidades e os seus interesses profissionais. Se gosta mais de trabalhar com barba e não tem muita habilidade para os tratamentos de cabelo, uma formação básica de barbeiro profissional será a mais indicada. Se está a começar na profissão, pode optar por uma formação mais abrangente, com uma visão geral sobre a área.

Ao fazer as suas pesquisas, pode se deparar com uma grande quantidade de escolas que oferecem formação para cabeleireiro profissional e ter dúvidas sobre qual escolher. Alguns critérios podem ajudar nesta seleção. 

Observe, antes de tudo, a reputação da escola. Tente conversar com alunos e ex-alunos para saber a sua opinião sobre o curso que está interessado em fazer. Caso não seja possível, leia as reviews disponíveis online. Além disso, pesquise o currículo e portefólio do(s) professor(es) e observe a sua experiência na sua área específica de interesse. 

Depois, ao analisar o programa do curso, veja se o conteúdo baseia-se em situações reais e frequentes. Dessa forma, já vai estar mais preparado quando estes casos surgirem no dia a dia de trabalho. 

Quais formações posso fazer para atender os homens no meu salão?

A On Hair Academy é uma escola para barbeiro e cabeleireiro profissional que oferece diferentes tipos de formação para este público. Por acreditar na qualidade dos serviços, a Dompel Europe apoia os seus alunos. Além disso, recomendamos três cursos para os profissionais de salões que desejam se atualizar. Veja os detalhes a seguir. 

Color ON Sense

Este é um workshop com foco em coloração para homens. Ao longo de 8 horas, os alunos aprendem as principais técnicas de descoloração e coloração, incluindo os platinados e as cores fantasia, que estão em alta. 

O workshop também tem uma parte teórica, que ensina os alunos os fundamentos sobre as cores, as mensagens que as cores passam, aprendizagem sobre o círculo cromático, química da colorimetria e muito mais. 

Hair ON Control

Neste workshop de 8 horas, os alunos desenvolvem suas técnicas de cortes de cabelo médio e longo para homem. Os fios mais compridos são um clássico de estilo para eles. Mas o cabeleireiro profissional tem de saber as técnicas corretas para valorizar as linhas naturais do cliente e oferecer um corte que traga à tona o seu estilo. 

O workshop inclui temas como as formas básicas de cortes geométricos, o estudo das camadas do cabelo médio e longo, técnicas de tesoura e navalha e mais. 

Barber TO Barber’s

Esta formação é destinada a barbeiros e cabeleireiros que já têm uma formação na área, mas sentem que precisam de aperfeiçoar a sua técnica. Assim, neste workshop de 8 horas, o aluno irá receber atenção individualizada do professor para focalizar nas suas maiores necessidades. 

Alguns dos tópicos que podem ser abordados são o corte à tesoura, à máquina e à navalha, a texturização, a secagem e o styling, consoante o plano individual feito para cada aluno. 

Se estou a começar, quais são os itens indispensáveis? 

Nenhuma técnica será suficiente para garantir um bom resultado se o equipamento que o profissional estiver a usar for de má qualidade. Já publicamos, no blogue, um artigo sobre as diferenças entre os tipos de tesoura para cabeleireiro profissional e qual é a mais indicada para os diferentes tipos de corte. Veja mais neste artigo: Como escolher a tesoura para cabelo certa para cada tipo de corte?

Portanto, o kit básico para cabeleireiro profissional inclui pelo menos uma tesoura de cada tipo, nomeadamente: 

Além disso, outros acessórios não podem ficar de fora da sua lista. 

Pentes

Os pentes de cabo fino e com larguras variadas nos dentes são um item essencial de trabalho para o cabeleireiro profissional. Além de manter os fios no lugar na hora do corte, também ajudam a separar o cabelo para as camadas. 

Pinças

Engana-se quem pensa que as pinças são usadas apenas nos cortes de mulher. Principalmente para cortar os cabelos médios e longos de homem, estes acessórios são também bastante úteis.

Na Dompel, preparámos um Kit de Cabeleireiro Profissional com todos os produtos para cabeleireiro profissional de que precisa para atender os seus clientes com qualidade e profissionalismo. Ao comprar todos os produtos juntos na nossa loja online, não paga os portes de envio.   

A Dompel é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no fabrico e distribuição de mobiliário para salões de beleza e barbearias, e acessórios para os profissionais de salões. Com uma fábrica própria, desenvolvemos os nossos próprios moldes, o que nos permite garantir a qualidade desde o design até à entrega. 

Estamos presentes em mais de 15 países, como Espanha, Itália, França e Reino Unido. Depois de nos termos tornado numa referência em mobiliário e acessórios para salões na América Latina, em 2018 montámos um armazém em Portugal. Esta expansão tornou toda a logística para a Europa ainda mais rápida e segura. Conheça a nossa loja online e compre com comodidade todos os seus produtos para cabeleireiro profissional!

Nenhum Comentário

Publicar Um Comentário

Psst, espere!

Está a gostar do conteúdo? Aproveite para subscrever a nossa newsletter e saber primeiro sempre que tivermos novidades ou ofertas!