Cabeleireiro para caracóis: veja como atender a este mercado
1403
post-template-default,single,single-post,postid-1403,single-format-standard,bridge-core-2.6.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-23.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.5.0,vc_responsive

Porquê especializar-se como cabeleireiro para caracóis?

Por muito tempo, as pessoas com cabelos aos caracóis tiveram de se adequar à estética dos fios lisos. Havia pouco conhecimento sobre os cuidados deste tipo de fios e também muitas pressões sociais para adotar o liso. Mas isto tem vindo a mudar nos últimos anos, o que tem levado a um aumento da procura de cabeleireiro para caracóis. 

Em Portugal, grande parte das pessoas têm os fios naturalmente ondulados ou encaracolados — muitos destes não mostram a sua curvatura por falta de cuidados adequados. Com a popularização de métodos de cuidados para os caracóis, muitos têm vindo a descobrir a verdadeira forma dos seus fios. Além disso, a chegada de imigrantes vindos do Brasil e de outros países traz a Portugal mais diversidade e pessoas com diferentes tipos de cabelo. 

Este movimento cria uma necessidade de mercado por profissionais qualificados, que entendem de cabelos ondulados, encaracolados e crespos. Se ainda não começou a considerar uma especialização nos cuidados com os caracóis, não espere mais. Preparámos este artigo para o ajudar a saber por onde começar. Vem connosco?  

Porquê tornar-se um cabeleireiro para caracóis?

Com mais informação disponível e também a propagação de métodos como curly girl — rotinas de cuidados que utilizam produtos sem parabenos e silicones —, os caracóis entraram nos seus dias de glória. São inúmeros os vídeos que ensinam técnicas de finalização e dão dicas de produtos que irão manter a definição dos fios e garantir um bom day after aos caracóis, como este a seguir.

Mas sabemos que o êxito de um cabelo bonito, saudável e com definição começa pelo corte. É muito comum as pessoas onduladas e encaracoladas sentirem-se frustradas e insatisfeitas depois de um corte no salão de beleza. Isso acontece, muitas vezes, porque o cabeleireiro trata o fio com curvatura como se fosse um fio liso. 

O cabelo ondulado e encaracolado necessita de cuidados diferentes. Ao especializar-se nestes tipos de cabelo, o cabeleireiro para caracóis aprenderá métodos e técnicas para garantir que o resultado do corte seja cinco estrelas, mesmo quando o/a cliente chegar à casa e finalizar o cabelo como tem costume. 

Corte a seco para cabelos com caracóis perfeitos

Uma das técnicas mais conhecidas utilizadas pelos cabeleireiros especialistas em caracóis é o corte a seco, e já vamos explicar o porquê.

Os fios ondulados e encaracolados comportam-se de maneira muito diferente quando estão molhados e quando estão secos. O cabelo encaracolado encolhe ao secar, muda a sua textura e as suas formas. Assim, um corte feito com os fios húmidos pode ter um resultado realmente terrível uma vez que estes secam.     

Por isso, a empresa Deva Curl desenvolveu nos seus salões o chamado Deva Cut. O método tem como objetivo realçar a beleza de cada caracol, e a grande inovação que trouxe para o mercado foi realizar os cortes com o cabelo seco. Com os fios secos, o cabeleireiro para caracóis pode ver o real formato do cabelo e fazer um corte que, depois, não tornar-se-á uma surpresa desagradável para o/a cliente. 

Os principais produtos amigos do cabeleireiro especialista em caracóis

Se já está a preparar-se para atender a este mercado encaracolado, vai também precisar dos acessórios certos para oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Fizemos uma seleção de produtos para montar um kit básico de cabeleireiro para caracóis. Veja nos próximos tópicos. 

Tesouras de corte

A principal tesoura que irá utilizar para cortar os fios ondulados e encaracolados é a tesoura fio laser. Este modelo tem microsserrilhas na lâmina que impedem que o fio escorregue. O modelo torna possível fazer cortes precisos. Nos fios encaracolados, isto é importante para não estimular o frizz. 

Consoante o corte pedido pelo/a cliente, talvez precise também de uma tesoura fio navalha, que permite fazer camadas desconetadas e cortes bastante modernos. Ou a tesoura de desbaste, para diminuir um pouco o volume. No entanto, avalie o tipo de cabelo que está a cortar e verifique se estes modelos não irão fazer com que as pontas destaquem-se em meio aos caracóis, criando a ideia de um cabelo mal finalizado.   

Mesa ajudante de lavagem

O corte a seco é uma técnica recomendada para os cabelos aos caracóis. Mas isto não significa que os fios não possam ser lavados e finalizados depois do corte. Ao contrário, os tratamentos — como hidratação e nutrição — e as finalizações são um diferencial para assegurar a satisfação do cliente encaracolado. 

A Mesa Ajudante Lavagem Viena é uma peça de mobiliário pequena, mas que faz toda a diferença num salão de beleza. Por ter suportes e compartimentos para arrumação, este móvel otimiza o tempo do cabeleireiro e ainda deixa o salão organizado. Além disso, este modelo vem com frascos para deixar os seus produtos preferidos sempre à mão.

Não percas: Guia de mobiliário de cabeleireiro: a mesa ajudante perfeita para o seu salão

Touca metalizada

Alguns tratamentos reagem muito melhor quando são expostos ao calor. É o caso das hidratações, por exemplo. A touca metalizada com isolamento térmico é capaz de tratar a estrutura do cabelo, proporcionando uma penetração maior dos produtos de tratamento nos fios danificados. 

Se a cliente desejar umas madeixas para iluminar os caracóis, a touca metalizada será também um acessório importante. Portanto, percebemos logo que é um item que não pode faltar no seu salão de beleza. 

Escovas e pentes

De certeza que já viu pessoas de cabelo frisado. Pois muitas vezes, este tipo de fios são apenas cabelos ondulados ou encaracolados, mas que estão maltratados por um tratamento inadequado. E isto inclui os pentes e as escovas que se usam. 

Na Dompel, recomendamos as escovas Maya e Caracól. Ambos os modelos são feitos em material antiestático que evita o frizz. Além disso, as suas cerdas são espaçadas, não quebram os fios e nem atrapalham a formação dos caracóis.

Além do uso nos clientes, o cabeleireiro para caracóis pode também vender as escovas no seu salão. A Dompel tem um kit com 16 Escovas Maya que podem ser vendidas ao retalho para que os clientes continuem em casa com um tratamento parecido àquele que recebem no salão. 

Relativamente aos pentes, também existem modelos mais adequados aos fios encaracolados e ondulados. O pente garfo é indicado para aumentar o volume na raiz, enquanto o pente jacaré pode ser usado tanto para desembaraçar o cabelo como para separar as madeixas para os tratamentos.  

A Dompel é uma empresa referência no fabrico de mobiliário de cabeleireiro e de acessórios para profissionais de beleza de diferentes áreas. Com 42 anos de tradição, a marca tornou-se líder na América Latina, onde 2 em cada 3 salões têm produtos da Dompel. 

Esta qualidade atravessou o oceano, e já estamos em mais de 15 países, incluindo Espanha, Reino Unido, Itália e França. Desde 2018, as compras e as entregas da Dompel ficaram mais rápidas e seguras no continente europeu, uma vez que abrimos o nosso primeiro armazém em Portugal. Quer conhecer os nossos produtos, ser um cabeleireiro para caracóis com as melhores técnicas e acessórios e levar ainda mais satisfação aos seus clientes? Visite a nossa loja online e conheça toda a nossa linha para caracóis perfeitos!

Nenhum Comentário

Publicar Um Comentário

Psst, espere!

Está a gostar do conteúdo? Aproveite para subscrever a nossa newsletter e saber primeiro sempre que tivermos novidades ou ofertas!