14 Dez 6 dicas para melhorar o lucro no seu salão de manicure
Então é assim: o seu salão de manicure está montado, as clientes chegam e saem satisfeitas, tudo está a correr bem. Agora vem o novo desafio: como aumentar o faturamento do seu negócio e levá-lo para o próximo nível?
Se ainda está a começar, leia o nosso artigo: Como montar um salão de manicure pequeno e simples, com ótimo serviço?
Aumentar a receita é um passo importante para empresas de todos os tamanhos, uma vez que um crescimento constante é aquilo que os empreendedores desejam. Muitas vezes, perceber o que pode ser feito para aumentar o faturamento e até mesmo os lucros pode não ser uma tarefa fácil. Mas não se preocupe, porque cá estamos para o ajudar.
Selecionámos algumas estratégias que irão permitir que o seu salão de manicure dê um passo importante no amadurecimento de negócio. Depois de começar a seguir as nossas dicas, garantimos que irá perceber uma diferença no dia a dia do seu salão. Portanto, pegue na sua chávena de café (ou chá) e venha connosco aprender como transformar o seu salão de beleza num empreendimento de ainda mais êxito!
6 dicas práticas para aumentar o faturamento do salão de manicure
1. Invista no marketing digital
Nos dias de hoje, a presença digital é um passo muito importante para que uma empresa seja conhecida e encontrada pelos clientes. E atenção, apenas uma página no Facebook não é suficiente.
Se puder, invista na construção de um website para o seu negócio. Através deste canal, poderá não somente fornecer informações como os contactos do salão, mas permitir até mesmo a marcação de horários diretamente pela internet.
No entanto, mesmo que ainda não disponha do dinheiro para este investimento, existem outras ações que pode fazer e que irão tornar o salão mais visível. Uma destas é completar o registo do negócio no Google My Business, a plataforma do Google para empresas. Isto fará com que o salão apareça nas pesquisas no Google. Além disso, poderá também pedir que algumas clientes deixem reviews, dando uma maior confiabilidade ao negócio.
É importante pensar também nas redes sociais. Atualmente, o Instagram e o TikTok são as grandes plataformas mais utilizadas pelos consumidores. Ao pensar na decoração do seu salão de manicure, inclua espaços “instagramáveis” onde as clientes podem tirar fotos e postar nas suas redes sociais. Isto irá ajudar o salão a alcançar um novo público.
2. Reveja as formas de pagamento
Ainda são muitos os salões de beleza que não aceitam Multibanco ou outros cartões. Mas tornar mais fácil o pagamento é uma das maneiras para aumentar o faturamento do seu negócio.
Se a pessoa não precisa de ir até ao caixa para levantar dinheiro e pagar pelos seus serviços, aumentam as suas possibilidades de captar clientes entre quem está a passar pela sua porta.
Mesmo se não quiser lidar com as taxas para o pagamento com cartões, o MBWay é um método de pagamento que tem sido cada vez mais usado pelas pessoas em todo o país. Ofereça alternativas para o pagamento e torne mais fácil para as clientes.
3. Tenha um pack de serviços premium
Oferecer os serviços básicos é o que todos os salões de manicure fazem, portanto, não será por aí que vai atrair novas clientes. Mas ao incorporar serviços premium à sua oferta de mercado está a fazer duas coisas: criar um fator de diferenciação e também ter uma maneira de aumentar o ticket médio de consumo no seu salão.
Alguns exemplos de serviço premium podem ser diferentes tipos de nail arts disponíveis e estabelecer preços diferenciados para o uso de vernizes importados. Também pode passar a ter entre os seus serviços um escalda-pés. Além de ser um ritual que ajuda a deixar a pele dos pés mais macia para a pedicure, é um momento de relaxamento e autocuidado para as clientes.
A Cadeira de Pedicure Spa é o mobiliário perfeito para este tipo de serviço. A altura regulável da cadeira e do apoio para os pés garante o conforto da cliente, enquanto o apoio de braços proporciona uma posição mais relaxante. A cadeira de pedicure tem um alguidar anatómico e com microesferas que ajudam num relaxamento mais profundo.
4. Crie um programa de fidelidade
Recompensar as clientes mais frequentes é uma ótima maneira de atrair mais vendas para o seu salão de manicure. Este programa de fidelidade pode ser básico, como um cartão em que são marcados pontos por serviços realizados e, depois de X pontos, a pessoa ganha um prémio. Ou pode ser elaborado, como uma app desenvolvida para o seu negócio. A criatividade — e o orçamento disponível — é o limite.
5. Ofereça uma experiência à sua consumidora
Muitas vezes, as clientes não vão ao salão de manicure apenas para ficar com as unhas mais bonitas. Apesar de boas técnicas do profissional serem muito importantes, a ida ao salão precisa de ser um momento de prazer para a cliente. Por isso, o conforto é essencial.
A Cadeira de Manicure Veneza é um modelo que favorece a posição ideal, tanto da cliente como da profissional. A mesa e o suporte para os pés têm regulagem de altura, permitindo o posicionamento ideal da cliente. Isto evita a má postura e eventuais desconfortos. Além disso, a cadeira de manicure tem muito espaço para arrumação e deixa todos os materiais necessários com fácil acesso da manicure.
6. Siga rigorosamente os agendamentos
Nos dias de hoje, é muito comum as pessoas irem à manicure ou pedicure aproveitando a pausa para o almoço ou um intervalo durante o dia. Portanto, não há espaço para atrasos. Seguir rigorosamente os agendamentos é benéfico para o próprio profissional de beleza, uma vez que não correrá o risco de perder alguma cliente ou ficar com horários ociosos ao longo do dia.
Para conseguir cumprir todos os agendamentos, ter a quantidade certa de acessórios para manicure e pedicure é essencial. Um bom número são cerca de dez itens como alicates, tesouras e palitos de limpeza por profissional. Este número garante que os acessórios podem ir para a desinfeção a tempo de atender novas clientes mais tarde.
Os acessórios e móveis de qualidade premium para o seu salão de manicure encontra na Dompel Europe. A empresa de origem brasileira tem mais de 42 anos de atuação no mercado da beleza e tornou-se numa referência no setor. Na América Latina, a Dompel é a líder em móveis e acessórios para salões de beleza.
Em 2018, a empresa abriu o seu primeiro armazém na Europa, na grande Lisboa. Este novo ponto de abastecimento tornou as vendas para o continente ainda mais eficientes. As entregas ficaram mais rápidas e os portes, mais económicos.
Todos os produtos continuam a ser produzidos, como há 42 anos, nas instalações da Dompel em Caxias, na região Sul do Brasil. Desde a criação dos moldes até ao fabrico de cada peça, tudo é feito internamente, garantindo a qualidade premium à qual os nossos clientes estão habituados. Já conhece a nossa loja online? Espreite os nossos produtos e escolha as melhores soluções para o seu salão de manicure, pedicure, cabeleireiro ou para a sua barbearia!
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